Como expressar Gratidão às pessoas que você ama?

Como expressar Gratidão às pessoas que você ama?

Seja presente. Seja grato. Seja positivo. Seja gentil. – Roy T. Bennett

Estudos provam que quando declaramos nosso apreço a alguém temos tremendos benefícios sociais, emocionais e físicos, inclusive de saúde, não só a quem recebe, mas principalmente a quem oferece a Gratidão. Expressar Gratidão, portanto, é o caminho para a felicidade.

Só que, por alguns motivos, nós ainda não praticamos a Gratidão o suficiente. Nós caímos na cilada de acreditarmos que as pessoas que nos importam são eternas. Nós assumimos que elas já sabem da nossa gratidão e então a guardamos para que seja expressada somente em dias específicos durante o ano.

Eu aprendi que as pessoas se esquecem do que você disse, as pessoas se esquecem do que você fez, mas as pessoas nunca se esquecem do que você as fez sentir. – Angelou, Maya

Chegou a hora de você subir o nível do jogo da gratidão junto às pessoas que são importantes em sua vida, como se não houvesse amanhã. Aqui estão 9 maneiras que você pode mostrar Gratidão às pessoas que têm valor em sua vida.

1. Diga, “estou te ouvindo” e dê a elas atenção plena.
2. Aprecie-os da forma como eles gostam de ser apreciados

Você pode mostrar o seu apreço e carinho de diversas maneiras. Conheça os gostos da pessoa. Descubra a forma como eles gostam de ser apreciados:

  • Pessoalmente
  • Através de uma carta de gratidão
  • Através de uma rede social, para que todos possam ver
  • Passando um tempo com elas
  • Dando um presente
  • Misturando tudo acima, com palavras e gestos
3. Seja criativo quando for expressar sua Gratidão

Explore novas formas de agradecer ao invés de simplesmente dizer obrigado. Assim você não perderá a oportunidade de causar um real impacto na pessoa agradecida.

Em busca de ideias? Por exemplo, você pode agradecer falando:

  • Eu me senti tão acolhido quando você…
  • Eu amei quando você…
  • Eu realmente fiquei encantado quando você…

Você pegou o ponto, certo?

4. Ações complementares

É muito fácil para as pessoas que se entregam de verdade, ultrapassarem quaisquer dificuldades. Se eles estão sempre lá para você quando você precisar deles, esteja lá para eles quando eles precisarem de você.

5. Encontre novas formas de mostrar que se importa

As coisas não precisam seguir um roteiro pré-estabelecido sempre. Por exemplo, se você tem um amigo ou amiga que sempre te convida para jantar, ao invés de chegar com alguma coisa nas mãos para que seja preparada na hora, que tal mandar um vale compras em uma loja online que vende aquilo que ele usa? Ou então, leve uma bebida que normalmente não tomam, para experimentarem juntos.

6. Desligue o automático

Dentro de relacionamentos, normalmente já temos papeis meio que pré-estabelecidos ou até mesmo combinados. Você é responsável por colocar a mesa, enquanto seu parceiro ou parceira, por preparar a comida, por exemplo. Porque não surpreender e assumir uma das tarefas como uma forma de agradecimento? Diga: “Amor, não se preocupe que hoje eu que vou preparar o seu jantar, com a sua comida favorita.” Fácil, né?

7. Calce as sandálias da humildade e aprenda mais sobre você mesmo

São necessárias duas ou mais pessoas para existir um relacionamento. Às vezes vivenciamos alguns conflitos nos nossos relacionamentos. Nesses momentos precisamos:

  • Olhar para dentro para entendermos como estamos contribuindo para isso
  • O que você pode fazer para melhorar essa situação?
  • O que você pode fazer para sair da defensiva?
  • Aprenda sobre si mesmo e veja sob a perspectiva da outra pessoa.

Ajude a pessoa que você aprecia entender de onde você está vindo e trabalhe em conjunto para melhorar o relacionamento.

8. Agradeça, quando menos esperado

Quando você dedica um tempo para dizer um sincero agradecimento referente a algo específico que alguém tenha lhe feito e que tenha deixado sua vida mais fácil ou bela, você fará com que a pessoa agradecida se sinta realmente especial.

9. Dê algo recheado de significado

Encontre um presente que tenha um significado especial, a você e a quem você quer agradecer. Todas as vezes que a pessoa agradecida olhar para o presente, ela se lembrará daquilo que sentiu ao receber o seu ato de Gratidão. Já conhece a Ch´i Bottle da Gratidão? Ela foi desenhada com esse objetivo e tem sido considerado o presente mais lindo já recebido por quem já teve a oportunidade de a receber.

Maya Angelou, uma renomada poeta americana, disse:

Eu aprendi que as pessoas se esquecem do que você disse, as pessoas se esquecem do que você fez, mas as pessoas nunca se esquecem do que você as fez sentir.

O que você fará hoje para mostrar sua Gratidão a alguém que lhe é importante?

Comente Usando o Facebook