Um guia prático para a gratidão

Um guia prático para a gratidão

E assim você conseguirá ver e sentir de um jeito diferente.

Em um momento de dificuldade, é difícil ver forças positivas quando os obstáculos parecem gigantes e os medos estão cada vez mais próximos. Este é um bom momento para ser grato. Não é ser grato pelo que nos tem travado, mas ser grato pelo que nos faz ainda se mexer. A gratidão nos ajuda a ver nossa situação de uma maneira que pode diminuir o pânico e expandir nosso pensamento para novas soluções.

A questão é que as pessoas não são treinadas para serem gratas. E, como qualquer habilidade que valha a pena, a gratidão requer prática. Há três etapas, diz o Dr. Robert Emmons, autor de “Thanks! How Practicing Gratitude Can Make You Happier”: reconhecendo o quanto somos gratos, aprendendo sobre isso e apreciando isso. Simples, né? Adote-os e os benefícios da prática da gratidão irão alterar a sua vida.

A gratidão coloca as situações em perspectiva. Quando podemos ver o bem e o mal, fica mais difícil reclamar e nos sentirmos travados.

A gratidão nos ajuda a perceber o que temos. A consciência daquilo pelo qual somos gratos pode diminuir nossa tendência a querer mais o tempo todo.

A gratidão nos faz mais felizes. A gratidão fortalece os relacionamentos, melhora a saúde, reduz o estresse e, em geral, nos deixa mais felizes, de acordo com o Dr. Emmons, que explica sua pesquisa neste vídeo (está em inglês, mas pode selecionar para colocar as legendas e escolher o idioma português, para as legendas automáticas).

9 maneiras de cultivar a gratidão

1) Observe seu dia-a-dia a partir da intenção de ser grato e fique impressionado com toda a bondade que está à sua volta.

2) Mantenha um diário de gratidão. Tudo o que você precisa é observar uma ou mais coisas pelas quais você é grato diariamente. Nenhum notebook sofisticado, nenhum programa de computador necessário, só o diário, respondendo as perguntas certas.

3) Se você identificar alguma coisa ou alguém com uma característica negativa, que esteja te incomodando, force-se a encontrar uma característica positiva na mesma situação e foque somente nela. É isso que é chamado de positividade.

4) A gratidão requer humildade, que o dicionário define como “modesta e respeitosa”. Explore onde ele se encaixa em sua vida.

5) Faça pelo menos um elogio diariamente, seja diretamente a uma pessoa ou dividindo seu apreço por algo (“Eu amo quando o dia está ensolarado assim, e você?”)

6) Quando você se deparar com uma situação ruim, pergunte: O que eu posso aprender? Quando olhar para trás, sem emoção, pelo que serei grato?

7) Prometa não reclamar, criticar ou fofocar por uma semana. Se você escorregar, recupere sua força de vontade e continue em frente. Observe quanta energia você estava gastando em pensamentos negativos.

8) Soe realmente feliz ao falar com outras pessoas pessoalmente ou por telefone, por exemplo. Perceba o quanto eles se sentirão valorizados!

9) Participe de uma causa importante para você. Doe recursos, tempo, atenção ou talento. Envolvendo-se, você apreciará ainda mais a causa – e também gostará mais ainda de você.

Elogios e atos de gratidão não nasceram para ficarem só entre duas pessoas, mas sim para serem espalhados pelo mundo.

O poder da corrente do bem

Mark Twain, um famoso escritor e humorista norte-americano do século XIX disse uma frase bem marcante: “Eu posso viver dois meses com um bom elogio”, mas ele contou apenas metade da história. Enquanto a pessoa que recebe o elogio ou um ato de gratidão gosta de sentir-se notada e valorizada (e está motivada a fazer mais do mesmo), aquele que dá e pratica o ato também tem muitos benefícios. Com cada elogio dado, ou cada ato de gratidão realizado, um vínculo é fortalecido, a confiança é construída e a comunicação é incentivada. Isso é muito potente!

Aqui estão cinco prós e contras para aproveitar ao máximo de dar e receber admiração e gratidão:

  1. Seja genuíno. Gratidão ou elogio falso é fácil de detectar e prejudica sua confiabilidade.
  2. Não dê elogios de trás para frente, como: “Você faz isso muito bem, mesmo sendo…”.
  3. Seja o mais específico possível. Vago: “Eu achei legal como você montou a sua sala de estar.” Específico: “Eu adorei a cor das paredes da sua sala de estar. Combinou muito com o tapete e as cortinas.”
  4. Nunca ignore um elogio ou um ato de gratidão prestado a você. Aceite-o, agradeça e se prepare para o devolver, tanto a quem te deu, no momento certo, quanto a outra pessoa. Elogios e atos de gratidão não nasceram para ficarem só entre duas pessoas, mas sim para serem espalhados pelo mundo.
  5. Sorria e agradeça, olhando nos olhos, quando receber um elogio ou um ato de gratidão pessoalmente. Se à distância, seja bem específico em sua resposta de agradecimento.

Instrumentos de gratidão

Não é necessário um instrumento especial para praticar a gratidão – o verdadeiro trabalho está na sua cabeça e no seu coração. Mas se usar uma ferramenta para você é útil, vá em frente! Ela fará um bem enorme a você e a todos em sua volta! Aqui estão duas opções que preparamos para você:

  • Diário da Gratidão: Baixe em nosso blog o diário da gratidão que criamos e assine nossa newsletter, que todas as semanas lhe enviaremos uma pergunta. Assim, incentivaremos você a escrever pelo menos três coisas boas que lhe aconteceram e você, ao responder, passará a adotar um hábito que te trará cada vez mais felicidade.
  • Ch´i Bottle – Garrafa da Gratidão: Criamos essa garrafa para que você possa expressar sua gratidão a quem desejar e quem for presenteado com ela terá com ela a lembrança do seu ato. A garrafa foi desenhada para trazer junto a ela uma mensagem, que você pode enviar por texto, audio ou vídeo, e é cheia de detalhes multissensoriais, para que a gratidão seja percebida conscientemente de diversas maneiras. Além do que, a garrafa serve como um instrumento para que as pessoas emanem a gratidão à água antes de tomá-la, amplificando ainda mais os seus efeitos e servindo como um lindo instrumento de se espalhar a gratidão pelo mundo.

Esse é o nosso guia prático para gratidão. Pratique-a e assim você terá mais felicidade em sua vida e trará mais felicidade às pessoas à sua volta.

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